A chamada repatriação de recursos do exterior (Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária – RERCT, foi uma lei sancionada pela primeira vez 2016, esta lei permitiu que brasileiros que possuíam recursos não declarados no exterior pudessem regularizar a sua condição. Além de dinheiro, também puderam ser repatriados outros tipos de patrimônio como imóveis, veículos, ativos de investimentos, sociedades de empresas e outros.
De acordo com a OCDE o cruzamento de informações torna cada vez mais fácil que os governos descubram ativos mantidos fora do país de origem, por este motivo que o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT) foi um instrumento muito utilizado para a regularização de destes ativos. Estima-se que cerca de R$175 bilhões foram repatriados em 2016 e 2017.
Os brasileiros que aderiram a este programa puderam resolver três questões de extrema importância:
• Tributária: A receita Federal aplicou multas de tributação com valores reduzidos nos bens ou ativo declarado fora do país;
• Cambial: O Banco Central flexibilizou as normas rígidas para remessas destes ativos.
• Penal: Sonegação e evasão de divisas são as principais penalidade que podem ser aplicas, nestes casos foram anistiadas.
Fique atento! A repatriação resolveu todos estes problemas.
Em outubro de 2022, o Governo Federal estuda reabrir esta oportunidade de regularização.
“Uma proposta a ser apreciada pelo Senado é o Projeto de Lei (PL) 798/2021, que reabre por 120 dias o prazo de adesão ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT). A proposição é um item da pauta da reunião de Plenário.”
Fonte: Agência Senado
A blueTransfer é uma empresa especialista em operações cambiais para brasileiros em todo mundo, conte conosco para sua repatriação de recursos ou qualquer outro tipo de fechamento de câmbio, contamos com um time de especialista prontos a lhe ajudar.
Acesse bluetransfer.com.br para maiores informações!