Publicado em 11 de abril de 2024

Hoje, queremos tratar de um assunto que interessa e traz dúvidas a muita gente: pagamento de advogados fora do país. Se você está contratando um advogado internacional, é preciso observar não somente aspectos como confiabilidade e competência, mas também estratégias para economizar nos processos financeiros.

As situações são diferentes para Pessoa Física e Jurídica, então vamos abordar cada caso separadamente.

Pagamento Advogado

Pessoa Física (PF)

Você sabia que, ao tirar uma nova nacionalidade de outro país, por exemplo, você pode optar por contratar serviços de um advogado estrangeiro?

Nesses casos, a Receita Federal prevê recolhimento de até 25% de Imposto de Renda (IR) na operação de câmbio, dependendo da forma como você contrata e faz o pagamento. Diversos aspectos técnicos sobre a contratação do prestador de serviço internacional farão grande diferença na alíquota do Imposto. Um desses aspectos é se você está pagando no exterior uma Pessoa Física ou uma Pessoa Jurídica.

Pagamento Advogado

Pessoa Jurídica (PJ)

No caso de empresas – que, por exemplo, trabalhem com exportação, importação ou prestando serviços para fora do país, e precisem de serviços de advocacia –, também é possível economizar o IR e para isso alguns cuidados extras devem ser tomados.

Contratar um advogado ou uma empresa de advocacia internacional para prestação de serviços fará grande diferença em relação ao Imposto de Renda de 25%, sobre a operação de câmbio. Ao contratar esse tipo de serviço considere consultar uma assessoria técnica antes mesmo de assinar o contrato de prestação de serviços, pois, isso poderá trazer uma economia de até 100% na alíquota da operação de câmbio.

Para receber suporte quanto ao Imposto a ser recolhido sobre a operação de câmbio, entre em contato com o time da blueTransfer, pois somos especialistas nesse tipo de operação.

Agora você tem um pouco mais de informação para economizar nos pagamentos a advogados no exterior. Seja para a sua PF ou PJ, siga essas dicas, aprofunde suas pesquisas e faça tudo dentro da lei para evitar problemas.

E, para os pagamentos e remessas de valores de ou para outros países, a blueTransfer está à disposição para te ajudar!



Pagamento de advogado fora do país: dicas essenciais

Voltar para o Blog