Publicado em 29 de maio de 2024

Fazer um intercâmbio é muito mais do que aprender um novo idioma ou obter um diploma internacional. É uma experiência transformadora que molda sua visão de mundo, amplia sua rede de contatos e enriquece sua bagagem cultural.

Se você já sonhou com essa possibilidade, as feiras de intercâmbio podem ser uma boa porta de entrada para decidir os próximos passos, mergulhar em novas culturas e expandir seus horizontes.

As principais feiras de intercâmbio no Brasil

Salão do Estudante: a maior feira de estudos da América Latina, presente em várias cidades brasileiras, reúne universidades internacionais, escolas de idiomas e agências especializadas. Palestras e stands oferecem insights valiosos.

EduExpo: é uma marca global e acontece no Brasil, normalmente, em meados de novembro. Você encontrará representantes de instituições renomadas de diversos países, com centenas de opções de cursos, bolsas e destinos. Acompanhe pelos canais da IBS Brasil.

Education USA: evento focado nos Estados Unidos, onde é possível tirar suas dúvidas sobre vistos, universidades americanas e oportunidades de estudo.

ExpoCanada: focada no Canadá, organiza informações não somente sobre estudo, mas para imigração em geral.

Trust Intercâmbio, Estude na Espanha, Access MBA: existem várias outras opções para explorar, vale uma pesquisa mais detalhada sobre o tema.

Feiras de Intercâmbio

O que esperar ao ir a uma feira de intercâmbio?

• Conversas diretas: fale com representantes de universidades e escolas. Pergunte sobre cursos, bolsas, requisitos, condições de moradia, custos, etc.

• Seminários e workshops: aprenda sobre planejamento, destinos, tipos de programas e até como dizer o básico numa língua estrangeira.

• Comparação de preços: Com várias agências, escolas e universidades lado a lado, é possível comparar e escolher o melhor custo-benefício.

• Networking: faça amigos com interesses semelhantes e amplie sua rede de relacionamento.

Algumas dicas

Preparar-se para a feira é essencial para aproveitar ao máximo essa oportunidade. Aqui estão algumas dicas para você se preparar:

• Complete seu registro: na maioria dos eventos, é possível evitar filas fazendo a inscrição e o registro pela Internet.

• Prepare algumas perguntas: liste perguntas que você gostaria de fazer aos representantes das instituições. Separamos algumas que podem ajudar:

o Quais são os cursos oferecidos? Existe alguma especialização ou área de foco?
o Como funciona o processo de admissão? Quais são os requisitos?
o Quais são as opções de graduação, pós-graduação e cursos de idiomas?
o Existem bolsas de estudo disponíveis para estudantes internacionais?
o Quais são as opções de financiamento ou programas de auxílio financeiro?
o Como funciona a acomodação para estudantes estrangeiros? Há opções no campus?
o Quais são as atividades extracurriculares oferecidas?
o Como a instituição apoia os estudantes internacionais? Existe um escritório específico para isso?
o Como é o suporte para questões de visto e imigração?
o Você pode me conectar com alunos que já passaram pelo programa? Quais foram as experiências deles?

• Escolha uma roupa adequada: opte por roupas e calçados confortáveis, pois os espaços de exposição são grandes e você permanecerá por um bom tempo em pé.

• Leve uma bolsa ou mochila: os expositores oferecem muitos papéis que você pode querer olhar com calma em casa. E não esqueça da garrafa d’água!

Além do diploma, a experiência

Lembre-se: o foco não é apenas se matricular em uma instituição, mas sim conhecer profundamente o que cada destino tem a oferecer. As feiras de intercâmbio são oportunidades para conhecer opções de estudo no exterior, tirar dúvidas e conhecer pessoas.

E quando você estiver pronto para embarcar nessa jornada, a blueTransfer estará ao seu lado, facilitando pagamentos em moeda estrangeira e auxiliando na sua manutenção mensal de residente no exterior.



Feiras de Intercâmbio

Voltar para o Blog