Além de um destino para empreender, estudar ou investir, Portugal é uma terra repleta de maravilhas. Seja pelas paisagens, pela arte, pelos pratos típicos, ou pelo famoso vinho, temos certeza de que seu coração acabará conquistado pela terrinha.
Alguns destinos para surpreender
Lisboa: a capital e maior cidade do país tem bairros históricos, como a Alfama, e lindos monumentos, como a Torre de Belém. Não faltam pontos turísticos, como:
• Oceanário
• Mosteiro dos Jerônimos
• Museu do Azulejo
• Castelo de São Jorge
• O Bairro Alto é, hoje, um dos mais animados, repletos de restaurantes e bares.
Porto: uma das mais importantes cidade do país – foi dela, inclusive, que veio o nome “Portugal” –, às margens do rio Douro, a cidade do vinho possui arquitetura única e ruelas íngremes que valem a pena serem exploradas. Recomendamos uma parada nas famosas caves de vinho do Porto.
Sintra: muitos turistas dizem que a cidade é como um conto de fadas real, com palácios coloridos – como o Palácio Nacional da Pena – e jardins exuberantes.
Nazaré: nessa região se encontram dois destinos turísticos:
• A praia de Nazaré, com as maiores ondas do mundo, destino imperdível para os fãs de surfe;
• Cidade de Fátima, onde os católicos acreditam ter aparecido a Virgem Maria.
Algarve: a região no extremo sul do país oferece praias douradas perfeitas para quem gosta de sol. A paisagem é caracterizada por falésias que formam penhascos e grutas
Vale do Douro: é a região vinícola mais famosa de Portugal, onde vinhedos – muitos deles bastante antigos – à beira do rio formam paisagens lindas. Os vinhos produzidos lá são famosos pelo mundo inteiro. A visita é especial entre agosto e outubro, quando acontece a colheita das uvas.
Um resumo das delícias gastronômicas
Bacalhau à Brás: uma iguaria à base de bacalhau, a estrela da culinária portuguesa, cozido com batatas e ovos. O bacalhau, aliás, é preparado de várias outras maneiras, todas elas deliciosas, com destaque para o tradicional bolinho.
Francesinha: um sanduíche recheado com salsicha, linguiça, presunto e coberto por queijo derretido e molho picante.
Caldo verde: uma sopa tradicional de couve, batata e chouriço, perfeita para os dias mais frios.
Pastel de nata: uma sobremesa irresistível de massa folhada e creme de ovos polvilhada com canela. Também vale a pena provar todos os outros chamados doces conventuais, tradicionalmente criados pelas freiras com as gemas que sobravam depois que utilizavam as claras dos ovos para engomar roupas.
Arroz de marisco: um prato de arroz saboroso com uma mistura de mariscos frescos.
Ginja: um licor tradicional de Portugal, especialmente na região de Óbidos, produzido com a ginja, uma fruta semelhante às cerejas.
Vinho, um capítulo à parte
Numa casa portuguesa fica bem pão e vinho sobre a mesa…”, já cantava Amália Rodrigues, a Rainha do Fado.
Não é exagero dizer que o vinho é parte da alma portuguesa, com uma tradição que vem de muitos séculos. Por todo o país, é possível visitar vinícolas e adegas, onde se pode provar vinhos para todos os gostos e bolsos.
O país produz vários tipos, e alguns somente existem lá, como os vinhos do Porto e os vinhos verdes. De modo geral, a região do Douro é famosa pelo vinho tinto, e o Alentejo, pelos brancos.
O vinho do Porto merece destaque especial. É um chamado vinho fortificado, o que significa que é mais licoroso e alcóolico que os comuns, produzido a partir de uvas especiais e que ganha complexidade ao longo do tempo. Ele é normalmente servido antes ou depois das refeições, como aperitivo ou digestivo.
… e chegamos ao fim da nossa viagem
Enfim, Portugal é mais do que um destino turístico; é uma jornada pelos sentidos. Vale a pena explorar as cidades, mergulhar na história e aproveitar a gastronomia.
Em especial, aos amantes de vinhos portugueses, não deixem de experimentar as diversas opções de vinhos ofertados por lá. Na grande maioria das vezes, vale muito financeiramente você escolher títulos que agradem o seu paladar para trazê-los na sua bagagem quando retornar ao Brasil. Desejamos que sua jornada seja inesquecível e, sempre que precisar de enviar ou receber dinheiro do exterior, conte com a blueTransfer!
Gostou do tema que acabou de ler? Então venha conferir os temas relacionados à este:
Como viver em Portugal?
Investimentos em Portugal: quais as oportunidades para brasileiros?
Tecnologia: um bom mercado de trabalho para brasileiros
Melhores cursos e custos que Portugal pode oferecer
Empreendedorismo Brasileiro em Portugal
Alugar e Comprar Imóveis no Exterior: O que você precisa saber
Descubra um Novo Horizonte com a blueTransfer: E se você experimentasse?