Nos últimos anos, Portugal tem se destacado como um destino lucrativo para empreendedores. O país adotou medidas para impulsionar o ecossistema empreendedor, incluindo incentivos fiscais, programas de apoio ao financiamento e infraestrutura de ponta.
Lisboa, em particular, tem se estabelecido como um hub tecnológico, atraindo talentos e investimentos internacionais.
Algumas questões para levar em conta
Vantagens: o país oferece isenções tributárias, um mercado estável e mão de obra qualificada. Lembramos que existe uma categoria de visto de longa duração dedicada a empreendedores.
Abertura de empresa: em linhas gerais, existem basicamente dois tipos de empresa: singular (individual) ou coletiva. Além da documentação, é necessário comprovar o depósito do capital social num banco português, em nome da sociedade, e pagar taxas de abertura que giram em torno de 350 euros. É obrigatória também a nomeação de um Técnico Oficial de Contas (TOC).
Setores em alta: com acordos assinados com o Brasil, o cenário é especialmente favorável ao desenvolvimento de startups e negócios inovadores. O alto número de visitantes também favorece os setores imobiliário e de turismo. Além dos setores mencionados a pouco, ainda tem as seguintes possibilidades de empreender nas seguintes áreas:
• Inovação e Tecnologia
• Educação
• Negócios Sustentáveis
• Atendimento aos idosos
• Comércio Exterior
• Abrir uma Filial
Ingresso na União Europeia: por ser membro da UE, abrir empresa em Portugal garante acesso ao Mercado Único Europeu. O processo é burocrático, mas pode render bons frutos.
Visto: Portugal, pensando nos empreendedores, criou o Start Up Visa e o Visto de Empreendedor e já falamos sobre eles em outro blog, não deixe de visitar e conhecer um pouco mais sobre o visto. É muito importante você saber qual visto é mais adequado para os seus objetivos. e
Capital Brasileiro no Exterior, Aporte de Capital Brasileiro no Exterior
Ao abrir um negócio para empreender em Portugal você deve se atentar a uma série de regras locais e também de regras brasileiras quando ao capital brasileiro em outros países.
Em linhas gerais , você abre uma empresa no exterior utilizando alguma consultoria que conheça os trâmites burocráticos locais, no caso em Portugal.
Após a etapa burocrática e de registros locais, virá a necessidade de você capitalizar a sua empresa internacional e nesse aspecto, além da legislação de Portugal, você precisará estar atento às regras brasileiras para enviar dinheiro do Brasil para Portugal para capitalizar sua empresa portuguesa.
Caso você não se atente a isso, no futuro, você pode ter problemas para repatriar esse capital enviado ao exterior de forma incorreta ou até mesmo, enviar lucros ou dividendos da sua empresa em Portugal para o Brasil.
A forma correta de se fazer a capitalização inicial da sua empresa no exterior, fazer novos aportes de capital nessa empresa, fazer a distribuição de lucros ou dividendos dessa empresa remetendo valores para o Brasil entre outras movimentações financeiras entre países é através do registro de uma operação de câmbio e eventualmente registros específicos, ambos nos sistemas do Banco Central do Brasil. São diversas regras que precisam ser cumpridas e você não precisa saber de todas elas. A Blue tem especialistas nesses assuntos e podemos estruturar as operações de câmbio com simplicidade e objetividade. Viva a sua experiência empresarial e procure ajuda técnica para fazer essas transferências internacionais para início de uma empresa no exterior.
Resumo
A cultura empreendedora em Portugal tem sido impulsionada por uma combinação de fatores, como a qualidade de vida atrativa, a localização estratégica e o apoio do Governo. Desafios ainda existem, como a burocracia e o acesso ao financiamento para empresas em estágios iniciais.
Queremos apresentar a blueTransfer como um parceiro sólido para todos os assuntos que envolvam transações financeiras. Conte conosco para vencer esses desafios!Gostou do tema que acabou de ler? Então venha conferir os temas relacionados à este:
• Como viver em Portugal?
• Investimentos em Portugal: quais as oportunidades para brasileiros?
• Tecnologia: um bom mercado de trabalho para brasileiros
• Melhores cursos e custos que Portugal pode oferecer
• Alugar e Comprar Imóveis no Exterior: O que você precisa saber
• Descubra um Novo Horizonte com a blueTransfer: E se você experimentasse?