Publicado em 22 de abril de 2024

Para muitos brasileiros, a cidadania italiana é uma possibilidade que abre portas para oportunidades incríveis. Se você tem ascendência italiana, pode seguir o caminho para desfrutar dos benefícios da dupla nacionalidade. Neste post, vamos explorar um pouco do assunto.

Cidadania Italiana

Por que buscar a cidadania italiana?

Em termos simples, a dupla cidadania italiana permite que uma pessoa possua a cidadania tanto do Brasil quanto da Itália. Isso significa que você será, na prática, um cidadão italiano, com acesso a todos os direitos e deveres de quem nasceu lá.

No Brasil, essa busca tem crescido significativamente nos últimos anos. Com uma comunidade de cerca de 30 milhões de descendentes de italianos, nosso país figura entre os principais no mundo quando se trata de naturalização na Itália. Em 2022, mais de 11 mil brasileiros conquistaram o passaporte italiano por meio da naturalização. Confira alguns dos benefícios em ter uma dupla cidadania italiana:

• Laços familiares: muitos buscam a cidadania italiana para honrar suas raízes e manter viva a história de seus antepassados.

• Direitos (e deveres): a dupla nacionalidade garante todos os direitos e deveres de um cidadão italiano, incluindo acesso a serviços públicos, de saúde e de educação no país.

• Oportunidades profissionais: a cidadania abre portas para residir e trabalhar legalmente não somente na Itália mas em qualquer país da União Europeia.

• Passaporte forte: pesquisa recente divulgou que o passaporte italiano é o 2º mais forte do mundo, garantindo entrada liberada em 190 países.

• Aposentadoria: por meio de um acordo bilateral entre as previdências do Brasil e da Itália, é possível que pessoas que trabalharam parte da vida no Brasil se aposentem no país europeu – e vice-versa.

• Transmissão da cidadania: existe a possibilidade de transmitir a cidadania italiana aos seus descendentes, de modo que futuras gerações também desfrutem desses benefícios.

• Cultura e arte: não precisamos nem comentar sobre tudo o que há para ver e experimentar por lá, não é?

Cidadania Italiana

Como conseguir?

Antes de tudo, é preciso saber se você se encaixa em alguma das categorias. Atualmente, é possível solicitar a dupla cidadania principalmente em casos de:

• Descendência: pessoas que possuem um antepassado italiano;

• Casamento: quando um dos membros do casal possui cidadania italiana;

• Residência em solo italiano: para os estrangeiros que residam no país legalmente por 10 anos.

A lei italiana também prevê casos específicos, como o de pessoas apátridas que tenham nascido em solo italiano ou casos especiais de mérito.

O processo exige uma série de documentos, e para conseguir alguns pode ser necessário contatar órgãos aqui mesmo no Brasil ou até mesmo na Itália.

• Quanto aos seus antepassados: Certidões emitidas no Brasil, como casamento e óbito; certidão de nascimento emitida na Itália; Certidão Negativa de Naturalização (CNN) – que comprova que ele não se naturalizou brasileiro.

• Quanto a você e seus pais e avós: certidões de nascimento, casamento e óbito (se for aplicável).

Para que tenham validade no processo de cidadania, as certidões emitidas pelos cartórios brasileiros devem ser em inteiro teor. Devem ser as certidões completas e atualizadas, que tenham todos os dados necessários.

Após isso, é preciso conseguir a tradução juramentada de todos os documentos e apostilar os documentos brasileiros em um cartório, com a Apostila de Haia.

Cidadania Italiana

Para terminar…

Com tudo em mãos, é possível iniciar o processo tanto no Brasil – por meio da embaixada – quanto na Itália.

Não desanime caso o processo pareça muito difícil ou seja complicado encontrar as informações e documentos! Existem vários serviços especializados no assunto, com profissionais que podem ajudar você nessa jornada.

A cidadania italiana é uma jornada emocionante. Com perseverança e orientação adequada, você estará mais próximo de realizar seu sonho italiano. Não se esqueça da blueTransfer na hora fazer suas transferências internacionais do Brasil para a Itália ou qualquer lugar do mundo. Buona fortuna!

Caso opte por serviços jurídicos internacionais, visite nosso blog para economizar com pagamento de advogados no exterior!



Cidadania italiana: conheça as vantagens da dupla nacionalidade

Voltar para o Blog