Publicado em 15 de julho de 2024

Você já ouviu falar no grau de investimento brasileiro ou, investment grade? Esse é um tema que frequentemente aparece nas mídias, mas nem sempre fica claro o que realmente significa. Neste post, queremos descomplicar esse conceito e entender como ele impacta o cenário econômico do Brasil.

O que é o grau de investimento?

O grau de investimento é uma classificação atribuída a um país por agências do chamado rating, como a Kearney, a Moody’s, a Standard & Poor’s e a Fitch. Essa avaliação reflete a confiabilidade do país em honrar suas dívidas e compromissos financeiros. Quanto melhor o grau de investimento, menor o risco percebido pelos investidores estrangeiros.

Depois de ficar fora da lista em 2023, em 2024 o Brasil voltou ao ranking mundial dos 25 países mais atrativos para investimentos. Segundo o Índice de Confiança para Investimento Estrangeiro Direto, realizado pela consultoria Kearney – num levantamento que considera as perspectivas de investimentos para os próximos três anos.

Neste índice, ocupamos hoje a 19ª posição entre as nações mais bem avaliadas por executivos das principais empresas do mundo.

Confira o ranking completo:

1. EUA
2. Canadá
3. China (inclui Hong Kong)
4. Reino Unido
5. Alemanha
6. França
7. Japão
8. Emirados Árabes Unidos
9. Espanha
10. Austrália
11. Itália
12. Singapura
13. Suíça
14. Arábia Saudita
15. Suécia
16. Nova Zelândia
17. Portugal
18. Índia
19. Brasil
20. Coreia do Sul
21. México
22. Taiwan
23. Polônia
24. Argentina
25. Dinamarca

Outra importante agência, a Moody’s, alterou em maio de 2024, a perspectiva do Brasil de ‘estável’ para ‘positiva’.

No topo do ranking, são frequentemente os Estados Unidos, a Alemanha, o Canadá, o Japão e o Reino Unido as nações que apresentam melhores desempenhos no Índice de Confiança.

Outros índices de medida de confiança

A confiança da indústria no Brasil apresentou ganho em junho pelo terceiro mês seguido, diante da melhora na avaliação da situação atual. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 0,4 ponto na comparação com o mês anterior e atingiu 98,4 pontos.

O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, teve alta de 1,1 ponto, chegando a 99,3 pontos, o maior patamar desde setembro de 2022.

Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, caiu 0,4 ponto, interrompendo uma sequência de três altas consecutivas e ficando em 97,6 pontos.

Esses dados refletem a perspectiva positiva relacionada ao ambiente de negócios no decorrer do segundo semestre. Vale ressaltar que houve alta da confiança em 12 dos 19 segmentos pesquisados.

Por que isso é importante?

A melhora, especialmente nos rankings internacionais, do Brasil tem implicações significativas. Quanto melhor a posição, mais provável é a intenção dos executivos de aplicar recursos no país. Isso significa mais investimento externo, aquecimento da economia, fortalecimento do m

Quais são os setores mais promissores para investimento estrangeiro no Brasil?

O Brasil apresenta várias oportunidades atraentes para investidores. Alguns setores promissores apontados por especialistas incluem:

· Infraestrutura: o país está investindo em projetos ferroviários e rodoviários, o que pode atrair cerca de R$ 180 bilhões em investimentos privados nos próximos três anos.

· Mercado imobiliário: investir em imóveis no Brasil é uma opção interessante, pois geralmente estão em valorização.

· Energias renováveis: com o crescente foco em sustentabilidade, o setor de energias renováveis oferece oportunidades significativas.

· Petróleo e gás natural: o Brasil possui vastas reservas de petróleo e gás, tornando-o um mercado atraente para investimentos nesse setor.

· Mineração: o país é rico em recursos minerais, como minério de ferro, ouro e outros metais preciosos.

· Tecnologia e startups: o ecossistema de startups está crescendo, com oportunidades em áreas como fintech, saúde digital e agritech.

Risco Brasil

Por outro lado, o Risco Brasil avalia os desafios econômicos, políticos e comerciais específicos do país que podem impactar os investidores. Isso inclui instabilidade política, flutuações econômicas e mudanças regulatórias.

A agência de avaliação de risco S&P Global Ratings elevou o rating do Brasil de BB- para BB, com perspectiva estável. Embora ainda seja considerado grau especulativo, a melhoria reflete a aprovação da reforma tributária e a expectativa de crescimento econômico de quase 3% em 2023.

Assim como os índices de confiança, essa classificação de risco influencia os juros dos títulos públicos e atrai investimentos estrangeiros.

Como a blueTransfer pode ajudar?

Se você precisa fazer pagamentos e transferências internacionais, operações de câmbio, para sua empresa ou receber valores do exterior, a blueTransfer é a solução ideal. Somos uma fintech brasileira que atua de acordo com as normas do Banco Central do Brasil, oferecendo uma plataforma online, inteligente e segura. Com a blueTransfer, você simplifica suas operações de câmbio, sem burocracia e com suporte especializado.



Grau de investimento brasileiro

Voltar para o Blog